Toda e qualquer incursão acerca da temática fronteiras necessariamente passa por um emaranhado de concepções e conceitos que extrapolam o senso comum. É neste sentido que a presente obra aborda temas como segurança, defesa, contrabando, violência, globalização, integração regional, direito internacional, realidades sociais, políticas e econômicas das regiões fronteiriças, entre outros.
A fronteira, portanto, vai muito mais além da definição tradicional, ou seja, enquanto região limítrofe do Estado e está sujeita a interpretações distintas do restante do território nacional. Sendo assim, buscou-se que esta (re)definição do conceito de fronteiras fosse concebida através da interdisciplinaridade, da busca pelo entendimento singular e particular inerente a estas regiões.
O livro conta com a participação conjunta de pesquisadores nacionais (Universidade Federal do Tocantins – UFT) e internacionais (Universidade de Coimbra/Portugal), bem como com a visão de entes públicos brasileiros que atuam direta ou indiretamente com questões relacionadas às fronteiras.
La Comisión Europea está preparando una tercera fase de este programa, por lo que COPOLAD volverá a principios de 2021.